CONCERTOSNAPISCINA 94#

Kaffe Matthews & Biliana Voutchkova
11 abr 2025 – 19h
reservas: hot@hotelier.com.pt

Após uma residência na Sonoscopia, Biliana e Kaffe vão mostrar o resultado sob a forma de concerto na piscina.
After a residency in Sonoscopia, Biliana and Kaffe will show the results of this residency in a concert in the pool.

Biliana Voutchkova, violino/voz
Biliana Voutchkova é uma artista interdisciplinar dinâmica e completamente engajada, violinista, compositora-intérprete, improvisadora e curadora com uma linguagem artística altamente individual e não convencional. Através do prisma da audição, seu treinamento inicial em música clássica e os anos de desenvolvimento como artista-intérprete contemporânea, ela explora estados de espontaneidade e ressonância intuitiva incorporados em suas atividades multifacetadas. Seu trabalho abrange a mais ampla gama possível de som, visão, movimento e inclui apresentações de concerto de improvisação, composição contemporânea e trabalho original específico do local, exposições, performances de longa duração/multidisciplinares, obras audiovisuais e formatos de instalação com foco na interconexão entre o mundo interior e o espaço sonoro. Biliana trabalha internacionalmente como solista e em colaboração com muitos artistas e conjuntos renomados (as Splitter and Trickster Orchestras e o Ensemble Modern, entre outros). Ela é fundadora e curadora do DARA String Festival, docente da Academy of Arts Bern/HKB Bern, artista da plataforma SHAPE+ para 2022/2023, cofundadora e membro da dupla Voutchkova/Thieke, Jane in Ether e do Land Stages Collective, e recentemente recebeu o Berlin Residency Stipend na Cité des Arts/Paris, Villa Aurora em Los Angeles, o Composition Stipend do Berliner Senate, prêmios do INM/Berlim, Musikfonds, National Culture Fund/Bulgária e Trust for Mutual Understanding/Nova York.

http://www.bilianavoutchkova.net/


Kaffe Matthews, electrónica
Kaffe Matthews está de volta ao vivo no palco. Uma criadora de música pioneira que trabalha ao vivo com espaço, dados, coisas e lugar para fazer novas composições eletroacústicas, seu passado a levou por coisas como violino midi, theremin, mapas estelares, cientistas da NASA, tubarões, crianças, caminhadas solo e a BBC Scottish Symphony Orchestra para criar um enorme corpo de obras para locais como salas de concerto, ruas da cidade, clubes de porão, rádio, galerias, desertos, salas de estar e o corpo humano. A experiência física da música também é fundamental para sua abordagem, então ela também inventa interfaces exclusivas, como a poltrona sônica, a cama sônica e uma variedade de bicicletas sônicas que oferecem novos caminhos para a composição para os criadores e maneiras de ouvir para públicos de amplo alcance em todo o mundo. Hoje, ela está focada em desconhecidos perigosos improvisando com espaço, público e um novo instrumento modular, o Ripley. Um sistema de filtro de ruído projetado através dos 12 Portões de descobertas alquímicas feitas pelo alquimista do século XV George Ripley, retroalimentação e amostragem ao vivo por toda parte. Preocupado com a comunidade e o meio ambiente, Kaffe também estabeleceu os coletivos ‘Music for Bodies’ (2006) e ‘The Bicrophonic Research Institute’ (2014), onde ideias e técnicas crescem dentro de um grupo de codificadores e artistas usando abordagens compartilhadas e de código aberto, publicando todos os resultados online.

https://www.kaffematthews.net/about

____
Biliana Voutchkova, violin/voice
Biliana Voutchkova is a dynamic, thoroughly engaged interdisciplinary artist, violinist, composer-performer, improvisor and curator with highly individual, unconventional artistic language. Through the prism of listening, her early training in classical music and the years of development as contemporary artist-performer, she explores states of spontaneity and intuitive resonance embodied in her multifaceted activities. Her work spans the widest possible range of sound, vision, movement and includes concert performances of improvisation, contemporary composition and original site specific work, exhibitions, long durational / multidisciplinary performances, audiovisual works and installation formats with focus on the interconnection between inner world and sound space. Biliana works internationally as a soloist and in collaboration with many renowned artists and ensembles (the Splitter and Trickster Orchestras and Ensemble Modern among others). She is the founder and curator of the DARA String Festival, faculty at the Academy of Arts Bern/HKB Bern, SHAPE+ Platform artist for 2022/2023, co-founder and member of Voutchkova/ Thieke duo, Jane in Ether and the Land Stages Collective, and a recent recipient of the Berlin Residency Stipend at Cité des Arts / Paris, Villa Aurora in Los Angeles, the Composition Stipend from the Berliner Senate, grands from INM/Berlin, Musikfonds, the National Culture Fund/Bulgaria and the Trust for Mutual Understanding/New York

Kaffe Matthews, electronics
Kaffe Matthews is back live on stage.  A pioneering music maker who works live with space, data, things, and place to make new electroacoustic composition, her past has taken her through things such as midi violin, theremin, star maps, NASA scientists, sharks, children, solo walks and the BBC Scottish Symphony Orchestra to create a massive body of works for sites such as concert halls, city streets, basement clubs, radio, galleries, deserts, living rooms, and the human body. The physical experience of music is also key to her approach so she also invents unique interfaces such as the sonic armchair, the sonic bed and a range of sonic bikes which offer new paths into composition for makers, and ways in to listening for wide ranging audiences worldwide.
Today she is focused on dangerous unknowns improvising with space, audience and a new modular instrument, the Ripley.  A noise filter system designed through the 12 Gates of alchemical discoveries made by the 15th century alchemist George Ripley, backfeeding and live sampling throughout.
Concerned with community and the environment, Kaffe has also established the collectives ‘Music for Bodies’(2006) and ‘The Bicrophonic Research Institute’(2014) where ideas and techniques grow within a pool of coders and artists using shared and open source approaches, publishing all outcomes online.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Donativo para os músicos – 5 a 10 euros.
Para quem quiser, há jantar (vegano) – 7,50 euros.
Lotação limitada. Reserva aconselhada.

Os concertos no hotelier são promovidos pelos próprios artistas para divulgação do seu trabalho. Os donativos são a única retribuição, pelo que se agradece a generosidade de quem possa e queira dar um pouco mais.

Donation to musician – 5 to 10 euros.
Anyone who wants to stay for dinner (vegan) – 7,50 euros.
Limited seating. Reservation advised.


Concerts at the hotelier are promoted by the artists themselves to show their work. Donations are the only retribution, so we are grateful for the generosity of those who can and want to give a little more.

reservas: hot@hotelier.com.pt