ula lopos – conversação – habitus
instalação
05 jan 2025 – 28 fev 2025
ula lopos nasceu em 1998 em Palermo, Italia.
Sociologa, artista, tirou o mestrado sob a tese “politica do ego” na academia de bellas artes de palermo, POMA.
As suas instalações artísticas, centradas no ego, são politizadas e criticas. Refletem o comportamento humano, individual e colectivo, sob a influencia da industria, essencialmente da moda.
“conversação”
“habitus”
material: varão de aço e roupa “velha” em segunda mão
conversação é um dialogo interno, referente ao ego e os seus despojos.
retirado da wikipedia:
habitus é um sistema de disposições incorporadas, tendências que organizam as formas pelas quais os indivíduos percebem o mundo social ao seu redor e a ele reagem[1] (em termos de classe social, religião, nacionalidade, etnia, educação, profissão etc.), como o habitus é adquirido através de mimesis[2] e reflete a realidade vivida a que os indivíduos são socializados, sua experiência individual e oportunidades objetivas. Assim, o habitus representa a forma como a cultura do grupo a história pessoal moldam o corpo e a mente e, como resultado, moldam a ação social no presente.[3]
O conceito de habitus — também conhecido como capital cultural incorporado[4] — foi desenvolvido pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu com o objetivo de pôr fim à antinomia indivíduo/sociedade dentro da sociologia estruturalista.[5] Relaciona-se à capacidade de uma determinada estrutura social ser incorporada pelos agentes por meio de disposições para o seu modo de ser — sentir, pensar, agir.
O habitus é, portanto, um conjunto unificador e separador de pessoas, bens, escolhas, consumos, práticas, etc. O que se come, o que se bebe, o que se escuta e o que se veste constituem práticas distintas e distintivas; são princípios classificatórios, de gostos e estilos diferentes. Estabelece-se, perante habitus esses esquemas classificatórios, o que é requintado e o que é vulgar, sempre de forma relacional, já que, “por exemplo, o mesmo comportamento ou o mesmo bem pode parecer distinto para um, pretensioso ou ostentatório para outro e vulgar para um terceiro”
@ula_lopos
Ula Lopos was born in 1998 in Palermo, Italy.
Sociologist, artist, received her master’s degree under the thesis “Politics of the Ego” at the Academy of Fine Arts in Palermo, POMA.
His artistic installations, centered on the ego, are politicized and critical. They reflect human behavior, individual and collective, under the influence of the industry, essentially fashion.
“conversation”
“habitus”
material: steel rod, and “old” second-hand clothes
conversation is an internal dialogue, referring to the ego and its remains.
taken from wikipedia:
Habitus is a system of embodied dispositions, tendencies that organize the ways in which individuals perceive the social world around them and react to it[1] (in terms of social class, religion, nationality, ethnicity, education, profession, etc.) , as habitus is acquired through mimesis[2] and reflects the lived reality to which individuals are socialized, their individual experience and objective opportunities. Thus, habitus represents the way in which group culture and personal history shape the body and mind and, as a result, shape social action in the present.
The concept of habitus — also known as embodied cultural capital[4] — was developed by French sociologist Pierre Bourdieu with the aim of putting an end to the individual/society antinomy within structuralist sociology.[5] It is related to the capacity of a given social structure to be incorporated by agents through dispositions for their way of being — feeling, thinking, acting.
The habitus is, therefore, a unifying and separating set of people, goods, choices, consumption, practices, etc. What you eat, what you drink, what you listen to and what you wear constitute distinct and distinctive practices; they are classificatory principles, of different tastes and styles. Based on the habitus of these classificatory schemes, what is refined and what is vulgar is established, always in a relational way, since, “for example, the same behavior or the same good may seem distinct to one, pretentious or ostentatious to another and vulgar to a third party”
@ula_lopos